SEGURANÇA DO PACIENTE
A segurança é a fundação de todo o cuidado prestado pela Projeto Home Care. Alinhamos nossa metodologia com o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) do Ministério da Saúde, seguindo os mais altos padrões globais estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
As Metas Internacionais de Segurança Implementadas em Projeto Home Care
As 06 Metas Internacionais de Segurança do Paciente Aplicadas ao Serviço de Assistência Domiciliar: implementamos rigorosamente cinco das seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente em todos os nossos protocolos e no seu lar. Essa dedicação garante que o atendimento seja livre de riscos, eficaz e totalmente confiável.
Em 01 de Abril de 2013, o Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), por meio da Portaria 529, que define diretrizes importantes sobre as metas de segurança do paciente.
Por ser uma empresa de atenção domiciliar, a Projeto Home Care implementa cinco destas seis metas estabelecidas no cuidado com seus clientes, e em todos os seus protocolos de atenção domiciliar.
As seis metas definidas pela OMS são:
Apresentamos aqui de que forma a Projeto implementa cada uma dessas metas em sua prática diária, melhorando a qualidade na assistencia prestada por seus profissionais, otimizando a segurança do paciente em nossos processos.
Meta 1: Identificação Correta do Paciente
Identificar, com segurança, o paciente como sendo a pessoa para a qual se destina o cuidado, prescrição ou procedimento.
Como atendemos esta meta: Confirmando os dois identificadores, nome completo do paciente e DATA DE NASCIMENTO, ao receber qualquer prescrição ou solicitação de terapeutica ao cliente.
Meta 2: Comunicação Efetiva
Desenvolver uma prática segura de comunicação, seja no modelo de passagem de informações no plantão ou em intercorrências diversas que possam ocorrer com nossos clientes.
Como atendemos esta meta: Disponibilizamos impressos contendo telefones de urgência/emergência para acesso fácil aos nossos clientes, bem como imã contendo esses telefones para visualização e fixação em locais de rápido acesso sempre que necessário.
Aplicamos a ferramenta SBAR em nossa metodologia de comunicação para passagem de plantão, informativos de ocorrências e evolução multiprofissional.
Meta 3: Melhorar a Segurança para Medicamentos de Alta Vigilância
Implementamos estratégias que promovem a segurança do paciente e dos profissionais envolvidos no processo de utilização de Medicamentos de Alta Vigilância. Estes medicamentos possuem grande risco se administrados inadequadamente.
Como atendemos esta meta: Disponibilizamos uma lista contendo 14 medicamentos e seus principais cuidados, e em nossas prescrições médicas existem alertas abaixo de sua indicação para os possíveis danos. Os medicamentos também são destacados com etiquetas na cor vermelha.
Meta 4: Assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto
Como prestamos um serviço de atenção domiciliar, não intervimos de forma direta nesta meta, pois não realizamos procedimentos invasivos nas residências. Porém, asseguramos a meta 2 de comunicação efetiva para transferências ao serviço hospitalar sempre que necessário para aqueles clientes em situações as quais serão submetidos a procedimentos invasivos.
Meta 5: Prevenir Infecções por Meio da Higienização das Mãos
Promovemos a prevenção e controle das infecções, por meio de um programa efetivo, com ênfase na importância da prática da higienização das mãos.
Como atendemos esta meta: Por meio de treinamentos constantes presenciais práticos ou por educação à distância, destacando a higiene das mãos em nosso plano educacional para profissionais, cuidadores e familiares, como também, disponibilizamos álcool gel a nossos colaboradores.
Meta 6: Reduzir o Risco para Quedas ou Lesão por Pressão
Elaboramos, implementamos e monitoramos várias ações preventivas para reduzir o risco para queda e lesões por pressão na atenção domiciliar.
Como atendemos esta meta: Avaliamos o risco de queda de todos os nossos clientes através da escala de Morse e risco para Lesão por Pressão através da escala de Braden. Após classificado desses riscos, orientamos familiares, cuidadores e profissionais por meio de folder explicativo e registramos as ações em nosso plano educacional. Fornecemos materiais de conforto e alerta para evitar esses danos, e em nossa base de treinamento você pode encontrar várias orientações sobre o assunto.