HUMANIZAÇÃO

ATENDIMENTO HUMANIZADO

O atendimento começa pelo respeito incondicional à individualidade. Na Projeto Home Care, sabemos que o ser humano é holístico, ou seja, vai além da condição clínica. Por isso, nosso atendimento humanizado é estruturado para acolher sua diversidade, crenças, cultura, orientação sexual e identidade de gênero. 

Acolhimento à Diversidade

Transformamos o respeito em ações práticas e procedimentos auditáveis, garantindo que o cuidado seja seguro, eficaz e totalmente alinhado aos seus valores.

Em cada etapa de nossos processos buscamos verificar os diferenciais holísticos de nossos clientes.

  • Identificamos Suas Necessidades: Desde a avaliação inicial, coletamos e confirmamos informações cruciais sobre sua opção religiosa, necessidades culturais e identidade/orientação sexual.
  • Comunicação Integrada: O enfermeiro responsável (Enfermeiro Case) comunica as diretrizes específicas ao Escritório da Qualidade, que orienta toda a equipe assistencial e multidisciplinar sobre o acolhimento correspondente.
  • Rituais e Crenças: Caso sua cultura ou crença exija a realização de rituais ou a presença de um líder religioso antes ou durante procedimentos, nossa equipe de Enfermagem trabalha para atender a essa necessidade da melhor forma possível, sempre em coordenação com a Diretoria Médica e sem interromper a terapêutica, visando a segurança bio-psico-social do paciente.
  • Dieta com Significado: Nosso setor de Nutrição garante que seu plano nutricional atenda às necessidades clínicas e, ao mesmo tempo, respeite integralmente sua crença religiosa. O paciente recebe orientações e um plano alimentar que reflete seus valores culturais.
  • Garantia do Nome Social: Nossa política está baseada na Portaria 1820/2009, garantindo o seu direito ao Nome Social. Em todos os documentos (cadastro, prontuários, receituários) o seu nome de preferência será destacado.
  • Cuidado Transgênero: Em clientes transgêneros, o uso da suplementação hormonal é rigorosamente anotado e verificado com a equipe médica para garantir sua continuidade, respeitando sua autoimagem e dignidade.
  • Sensibilização Profissional: Nossa equipe é continuamente treinada para o uso do nome social e para a atenção à saúde integral, indo além de estereótipos e focando no seu contexto de vida completo.
Acolhimento humanizado a Transgêneros

A Projeto Home Care, é uma empresa que considera justa toda forma de diversidade, e adequar suas rotinas e processos, frente às necessidades do cliente considerando-o como um ser holístico, a transexualidade faz parte da sociedade atual e a continuidade do atendimento acompanhada do acolhimento ao cliente frente a “Portaria 1820, 14/08/2009, que dispõe sobre os direitos e deveres dos usuários da saúde, art. 4º, item I: “I – identificação pelo nome e sobrenome civil, devendo existir em todo documento do usuário e usuária um campo para se registrar o nome social, independente do registro civil sendo assegurado o uso do nome de preferência, não podendo ser identificado por número, nome ou código da doença ou outras formas desrespeitosas ou preconceituosas.”

Com base a esta portaria devemos considerar aos clientes da Projeto Home Care:

  1. O reconhecimento da orientação sexual e da identidade de gênero  como rotina nos atendimentos da Projeto Home Care.
  2. Estão Inclusos os campos “identidade de gênero” e “orientação sexual”, além do campo de sexo biológico nos registros de colaboradores, avaliação e elegibilidade.
  3. Orientar a(o) usuária(o) sobre o direito de fazer uso de seu nome social.
  4. Destacar em todos os documentos do serviço (cadastro, prontuários, receituário, exames, guias, cartão de vacinas, etc) o nome social.
  5. Sensibilização dos profissionais quanto ao uso do nome social e atendimento à diversidade.
  6. Não conduzir por automatismo este usuário à investigação somente de DST/HIV/Aids, lembrar da atenção à saúde integral.
  7. Orientação aos profissionais sobre o atendimento baseado em somente práticas de vida heterossexual. Ampliar seu conhecimento sobre o contexto de vida LGBT.

Inscreva-se para receber as novidades!

O futuro dos cuidados domiciliares está nas suas mãos.